Recomendo 6 aplicativos para aumentar sua produtividade no Linux.

image_pdfimage_print

Este artigo é recomendado para quem está migrando ou pensando em migrar para o linux, como desktop, em especial o ubuntu ou derivados.”

1. Skype

Um dos comunicadores de maior popularidade, o Skype pode ser facilmente instalado em seu Ubuntu ou derivados (xubuntu, kubuntu) linux. Você pode obter a versão .deb (utilizada no ubuntu) neste link:

https://www.skype.com/pt-br/get-skype/thank-you/

Após o Download clique duas vezes sobre o programa para abrir o instalador de pacotes. Clique em “instalar” e forneça a sua senha para dar inicio a instalação.

 

2. Wps Office

Como eu sei que muita gente vira a cara para o Libreoffice (injustamente na minha opinião), eu fiz um vídeo comparando algumas das principais opções que temos de suite de escritório para o linux.

Para quem busca maior compatibilidade com documentos criados no Microsoft Office, recomento o Wps Office. Faça download do pacote (.deb) para sua arquitetura (i386 – computadores de 32 bits) e (amd64 – computadores de 64 bits). No link:

http://wps-community.org/downloads

Se você não sabe qual é sua arquitetura, abra um terminal de comandos e digite :

# sudo uname -a

Se você visualizar algo como (x86_64) seu sistema operacional é 64 bits. Faça download também do pacote de idiomas para o corretor ortográfico:

https://drive.google.com/file/d/0B7HGeEB4kyvMaU5SbkdRRjBYWHc/view?usp=sharing

Após os downloads, clique sobre cada um deles para fazer a instalação com o gerenciador de pacotes. Quando abrir qualquer uma das aplicações do Wps office, ao lado dos botões minimizar, encontre a opção com um “a” para alterar o idioma, espere carregar e escolha português brasil.  Após o download e instalação automática do pacote de idioma, feche o wps office e abra-o novamente.  Clique agora em Revisar – corretor ortográfico – Definir idioma, deixe como português Brasil.

 

3. Slack

O Slack traz comunicação e colaboração de sua equipe em um só lugar. Na minha opinião ele é a melhor ferramenta para grupos e comunidades da atualidade. Inclusive, convido você para nosso grupo gratuito sobre linux, só clicar no link abaixo:

https://join.slack.com/t/certificacoesnetbr/shared_invite/enQtNDEwNzU3NTE2MzIyLWIyMDFlZmNhMjYwMWExNDIxMDc4MGVjZGI3NmNmOWMxNjUwNjA3NDJmMTA3OGY3NDM2NTNlNjI2NjZmMWQ0NmQ

Para gerenciar estes grupos, utilize a aplicação para desktop do slack. Abra um terminal de comandos e digite:

# sudo snap install slack

 

4. Mailspring

Eu sempre utilizei o Thunderbird até conhecer o Mailspring. Este cliente de e-mail permite gerenciar de uma forma muito mais organizada seus e-mails. Além de ter um visual muito bonito.

Para instalar, abra um terminal e digite:

# sudo snap install mailspring

5. Simplenote

Simplenote é uma maneira fácil de manter anotações, listas e ideias integradas com seu smartphone. Isto por que existe um app no google play para o simplenote. Para instalar, execute:

# sudo snap install simplenote

6. Typora

Neste ano de 2018 o software que mais me apaixonei foi o Typora. Ele é um editor simples, que aumenta sua produtividade e permite gerar arquivos .md (textos de marcação) compatíveis com repositórios como o GIT além de caso necessário, exportar para .PDF. Escrevi meu livro sobre Servidores linux, usando esta poderosa ferramenta.

Para instalar, abra o terminal e copie e cole os comandos abaixo:

sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys BA300B7755AFCFAE
sudo add-apt-repository 'deb https://typora.io/linux ./'
sudo apt-get update
sudo apt-get install typora

 

Related posts